Quando começar o desfralde do meu filho?

O desfralde pode representar um momento de mudança e, algumas vezes, de estresse tanto para a criança quanto para toda sua família. Desse modo, precisamos entender que é um processo natural e que, cedo ou tarde, a criança ganhará essa habilidade.

E agora, quando devo tirar a fralda do meu filho?

Essa é uma pergunta que permeia a cabeça de todos os pais com filhos pequenos, por isso tentaremos explicar um pouco mais sobre esse processo.

Os pais entendem o desfralde com um marco na independência da criança e assim acabam, involuntariamente, comparando seu (sua) filho (a) com os coleguinhas da escola ou até mesmo com outras crianças da família ou de amigos. Portanto, é importante se atentar que cada criança tem um tempo de amadurecimento e que isso, deve ser sempre respeitado!

Antes mesmo de pensar em desfraldar é interessante reconhecer que o padrão da troca de fraldas mudará ao longo do tempo. À medida que a criança vai envelhecendo nota-se uma diminuição no número de fraldas trocadas durante o dia e que o volume urinado é progressivamente maior, decorrente da capacidade progressiva em armazenar um maior volume de urina dentro da bexiga.

Pesquisadores revelam que, habitualmente, a partir dos 18 meses a criança já poderá apresentar componentes neurológicos que garantam um bom controle esfincteriano e que aos 36 meses a maior parte das crianças já terá completado esse ciclo do desfralde.

A conversa, a orientação e a educação continuada entre pais e filhos é fundamental para que a criança entenda que você estará com ela nessa nova etapa.

Acredite, seu (sua) filho (a) te sinalizará o momento adequado para o desfralde! O processo de maturidade miccional é normalmente composto por 3 fases:

1) “Fiz xixi”- nesse momento a criança só consegue identificar a micção após ela já ter acontecido;

2) “Estou fazendo xixi” – fase que a criança reconhece o ato de urinar;

3) “Quero fazer xixi”ou “Aponta o xixi” – fase em que a criança percebe a bexiga repleta, porém ainda não iniciou a micção.

A fase descrita como ideal para o desfralde é no momento “Estou fazendo xixi”, pois aqui a criança consegue identificar a vontade de urinar e consegue, por um tempo, segurar essa micção até que ela seja direcionada para o banheiro. Ou seja, é completamente normal e até mesmo esperado que alguns “acidentes” possam acontecer nessa fase e nesse momento será necessário o apoio e a reorientação por parte dos pais e NUNCA a punição.

Preferencialmente devemos atuar antes da fase do “Quero fazer xixi”ou “Aponta o xixi”, porém nessa fase a criança já consegue identificar a bexiga replete (cheia), assim como consegue postergar a micção por um período maior (ato que pode aumentar a incidência de infecção de urina e distúrbios miccionais).

Por fim, 5 dicas para identificar o início do desfralde. A criança:

• começa a apresentar interesse em ir ao banheiro;
  • solicita a troca de fralda após fazer xixi e/ou coco;
  • pede para ir ao banheiro mesmo que ao chegar lá não queira mais utilizar o vaso sanitário;
  • segue os pais ou cuidadores até o banheiro e tentam imitar a ação de utilizar o vaso sanitário;
  • permanece com a fralda seca por horas e/ou acorda com a fralda seca após cochilos (padrão repetido por algumas semanas).

Dra Rhaiana Gondim

Urologista Pediátrica

www.rhaianagondim.com.br

@rhaianagondim

Na Escola Casa de Brinquedos respeitamos a individualidade de cada criança. Durante esse período, damos atenção ao que as crianças demonstram e ao que as famílias também nos sinalizam, ou seja, mediante a parceria escola e família, o desfralde ocorrerá de forma mais segura e tranquila. Temos interesse em sempre fazer o melhor pelos nossos alunos.

Detetives em ação