Vacinação infantil: não perca o prazo

Duas campanhas de vacinação infantil foram lançadas esse mês de outubro no DF

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Paralisia Infantil foi iniciada no dia 05 outubroAs doses da vacina estão disponíveis nas salas de vacina de todo o DF e trata-se de uma vacina de extrema importância para manter as crianças até 5 anos imunes à doença. Na mesma data, foi lançada a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes de até 15 anos de idade. O encerramento das duas campanhas está previsto para o dia 30 deste mês e a meta é vacinar 95% do seu público-alvo.

Todas as crianças menores de 5 anos deverão comparecer às salas de vacinas para receber uma dose da vacina contra poliomielite. Foram criadas estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade. Ao invés da aplicação por injeção, será administrada uma gota do medicamento.

Na multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. O objetivo é analisar se o esquema de vacinação desse grupo está completo e, para aqueles que estiverem faltando alguma vacina, as doses necessárias serão aplicadas. No período de janeiro a abril de 2020, nenhuma das vacinas do calendário infantil atingiu as metas preconizadas. Ou seja, uma ótima oportunidade para atualizar a caderneta de vacinas das crianças e dos adolescentes.

Vacinação infantil

Atualize a caderneta de vacinação

Carteira de vacinação e a escola

Vale reforçar que além da importância com relação à saúde dos pequenos, existe outro fator que deve ser observado. Uma lei no DF obriga a apresentação do cartão de vacinas no ato da matrícula ou rematrícula escolar, tanto na rede pública quanto na privada. A lei nº 6.345, de 1º de agosto de 2019, diz que em caso de não regularização da situação do aluno, a escola deverá comunicar o conselho tutelar para as devidas providências. Ou seja, a atualização da caderneta de vacinação é essencial para compor a documentação escolar da criança.

Fica aqui o nosso alerta: mesmo com a pandemia do Covid-19, não deixe de levar as crianças para a imunização.

A atualização e a manutenção da caderneta de vacinação são de extrema importância no controle vacinal. Ela será utilizada e requisitada durante toda a vida, inclusive na fase adulta, e por isso os pais devem se preocupar em seguir corretamente as indicações de imunização, além de manter a caderneta preenchida e de fácil acesso, pois a caderneta da criança é um documento importante e deve estar presente sempre que procurar um serviço de saúde para atendimento, ressalta a Dra. Ana Amélia Meneses Fialho Moreira, médica da Maternidade Brasília. https://www.maternidadebrasilia.com.br/blog/caderneta-de-vacinacao-e-sua-importancia/

Vacinação infantil

A importância de manter as vacinas em dia

Vacinar é proteger

O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1989 e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem do seu território. O país, desde então, vem realizando esforços para atingir a meta dos indicadores preconizados pelo Ministério da Saúde para manutenção do país livre da doença. O último registro de caso confirmado no Distrito Federal para poliomielite foi em 1987. No entanto, as coberturas vacinais ainda são desiguais. Isto é, bolsões de pessoas não vacinadas podem ser formados, possibilitando a reintrodução do agente causador da Poliomielite e a disseminação  de outras doenças, como caxumba, sarampo, meningite e coqueluche.
A série histórica dos últimos 20 anos da cobertura vacinal das vacinas em menos de 1 ano, no Distrito Federal, mostra uma tendência de queda das coberturas. Todavia, a meta de cobertura para a vacina da poliomielite não foi atingida nos anos de 2017 a 2019.
A gerente de Imunizações da Secretaria de Saúde, Renata Brandão destacou que “Durante a campanha serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal”.
Outras informações podem ser encontradas no site da Secretaria de Saúde do DF, assim como a lista de salas de vacina que estão abertas no DF: http://www.saude.df.gov.br/vacinacao-poliomielite-2020/

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite

Campanha Matrículas