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NOSSOS PROJETOS

Escola de Pais – Pais Aprendentes

Durante o ano letivo nós promovemos encontros com os responsáveis pelos nossos alunos, com intuito de promover debates sobre temais atuais e importantes para o desenvolvimento da criança.

 

Os temas trazidos para esses encontros ajudam a refletir sobre conduta familiar, estratégias para auxiliar aos pais na formação dos filhos.

Cozinha Experimental

A cozinha experimental tem a proposta de levar a criança a um ambiente diferente da sala de aula para aprender novos conteúdos e desenvolver habilidades por meio de atividades que despertam o aluno para novos sabores, vocabulário e vivências.

 

É uma forma lúdica que permite o desenvolvimento contínuo de criatividade culinária, trabalho em grupo, noções de proporções e medidas (peso e volume), segurança, higiene alimentar e nutrição. E ainda permite as crianças a construírem hipótese e testar para resolver o problema.

 

Os educadores acompanham e valorizam as soluções sugeridas pelas crianças, o que garante um aprendizado significativo e construtor de diversas habilidades.

Um Amigo na Minha Casa

Os alunos passam a ter um novo integrante na turma com o objetivo de trabalhar a convivência, diferenciação, características e a importância dos animais.


Ainda aprendem o que é necessário para um ser vivo viver e quais os cuidados que eles devem ter com o novo integrante da sala.
Especialista afirmam que o convívio de crianças com animais é benéfico e pode ajudar no desenvolvimento social dos pequenos.

Uma Visita em Minha Casa

O projeto visa orientar aos alunos e mostrar que as pessoas são diferentes e que cada um tem suas características. Trabalha o respeito ao próximo e a empatia, por trazer situações em que os alunos são convidados a se colocarem no lugar do outro e pensarem se gostariam de ser tratado de forma diferente, seja, por alguma limitação, raça ou religião.


Na sua proposta traz um novo integrante para turma, um novo colega que ficará cada dia na casa de um colega, em que os pais, juntamente, com as crianças registram os momentos que viveram com a visita. Aproveitamos o momento para falar dos cuidados e da cordialidade que temos que ter ao receber uma visita em nossa casa.

Banco do Conhecimento

O projeto, cujo nome foi escolhido por nossos alunos, abrange diversas áreas do conhecimento. O educando é avaliado quanto ao domínio nas áreas de Língua Portuguesa (leitura dos livros de literatura), Matemática, História, Geografia, Ciências e Inglês, por meio de gincanas, ciranda de livros, atividades de ortografia, etc.

O objetivo não é premiar somente os primeiros colocados, mas sim, todos que conseguirem executar as tarefas solicitadas. Os alunos não concorrem com os colegas e a recompensa é de acordo com o empenho de cada um. Os alunos participam de um grande bazar. Com os seguintes objetivos:

• O ganhar pelo esforço e dedicação;

• Conhecer nosso sistema monetário/bancário;

• Reconhecer valorização e desvalorização na troca de moedas;

• Desenvolver modalidade de licitação (leilão);

• Desenvolver a responsabilidade, visto que terão posse da “réplica do dinheiro” recebido.

Mostre sua Escola

Dia 19 de março, Dia da Escola – “Escola é… o lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos… Escola é, sobretudo, gente. Gente que trabalha, que se alegra, se conhece, se estima”. (Paulo Freire)


Como os alunos vêem a Escola Casa de Brinquedos? Os alunos e os pais mostram de maneira extraordinária a Escola Casa de Brinquedos por meio de álbuns, cartazes, maquetes, produções de textos, fotos e vídeos. Todo esse trabalho é exposto para que a comunidade escolar possa apreciar o acervo da história de cada estudante. Os vídeos criados são apresentados às turmas.

Programa de Enriquecimento Instrumental

O PEI I é aplicado a partir do 3º ano do ensino fundamental. A versão básica do PEI baseia-se na hipótese de que, para as crianças, é a experiência de aprendizagem mediada que estimula o desenvolvimento da inteligência humana. Pais e professores medeiam, naturalmente, as crianças, oferecendo a elas uma ampla gama de estratégias de pensamento e de aprendizagem, assim como outros conhecimentos essenciais que irão possibilitar, no futuro, um funcionamento autônomo e independente. Ensinando a criança a pensar, o mediador promove a sua propensão para a automodificação e a autoadaptação.


O programa está estruturado para oferecer uma “intervenção antecipada”, possibilitando o progresso, na aquisição de conhecimento, de estudantes com dificuldades, ou daqueles indivíduos que não adquiriram competências e habilidades básicas para responder diretamente ao mundo de estímulos e desenvolver os prerequisitos do funcionamento cognitivo.

Quebrando Regras

Os alunos do 5° ano são convidados a refletirem para que servem as leis. Após a reflexão, eles são instigados a analisar se as pessoas desobedecem às regras e quais as consequências. Após a reflexão, a culminância do projeto é realizada com apresentação dos trabalhos produzidos por eles.


O Projeto visa desenvolver nos alunos o pensamento crítico e a percepção de que para viver em sociedade é necessário que se crie e que se obedeçam às regras. E ainda que, quando desrespeito uma regra, em diversos momentos estou retirando ou prejudicando o direito de alguém.

Educação Bilíngue

A Escola Casa de Brinquedos possui um Programa de Educação Bilíngue.


Aulas de diferentes conteúdos e temas são ministradas na Língua Inglesa. Não temos um inglês estratificado e baseado em estrutura gramatical e sim para que os alunos adquiram fluência e compreensão globalizada. Ensinamos sobre cultura dos países de Língua Inglesa e sobre diversidade cultural, somente assim, pode-se falar em Educação Bilíngue, sendo necessário o contato com a língua diariamente.


Utilizamos a metodologia CLIL – Content and Language Integrated Learning. Nosso Programa de Educação Bilíngue acontece dentro da grade horária, não sendo cobrado nenhum valor extra, pois acreditamos que aprender a Língua Inglesa faz parte das habilidades e competências que temos que desenvolver com nossos alunos.



Em parceria com a ETS (Educational Testing Services), nossos alunos, de 5° ano do Ens. Fundamental – anos iniciais, realizam o Exame TOEFL Primary (Test of English as a Foreign Language), um dos testes mais reconhecidos, quando o assunto é proficiência em Língua Inglesa. Vale ressaltar que o exame não traz nenhum custo adicional aos responsáveis. Possibilitamos a realização da avaliação a todos os nossos alunos que estão nessa etapa, independe do desemprenho que possui, por a instituição acreditar que essa parceria traz uma experiência ímpar aos nossos estudantes.

Realização do TOEFL

A Escola Casa de Brinquedos possui um Programa de Educação Bilíngue por imersão, com aulas em inglês todos os dias. Em nossas aulas, os alunos aprendem a Língua Inglesa por meio da metodologia CLIL – Content and Language Integrated Learning.


Em parceria com a ETS (Educational Testing Services), ossos alunos realizam o Exame TOEFL Primary (Test of English as a Foreign Language), um dos testes mais conhecidos, quando o assunto é proficiência em Língua Inglesa.

 

As habilidades avaliadas são: Speaking, Listening, Grammar and Reading (fala, escuta, gramática, leitura e interpretação).
O exame foi desenvolvido para alunos de 5º ano, do Ensino Fundamental, anos iniciais.

Programa Ser e Pensar

Programa Ser e Pensar – Tem o objetivo de desenvolver habilidades sociais e emocionais, uma preocupação tanto da nova BNCC, quanto de vários países no mundo que nossa escola já visitou e estudou o sistema educacional. (Canadá, Estados Unidos – Califórnia, Chicago, Austrália, Nova Zelândia, Finlândia entre outros).


Atualmente temos visto crianças imediatistas, ansiosas e que possuem baixo tolerância à frustração, todas essas características possuem relação direta com o desenvolvimento da criança, haja a vista a necessidade de serem trabalhadas.

Musical em Inglês

A Escola Casa de Brinquedos possui um Projeto de Educação Bilíngue por imersão. O ensino de contextos da metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning).



Assim de acordo com o tema do Musical, as crianças são inseridas no país, na cultura, na alimentação, nos costumes, no clima, nas vestimentas, localização e importância da música, naquela cultura, e por meio da globalização, no mundo.



Aproveitamos as aulas em inglês para realizar aulas invertidas, trabalhos por estações, territórios de aprendizagem, com o intuito de ampliar o conhecimento, vocabulário, fluência e cultura das crianças.


Mais do que uma apresentação, que é a culminância do projeto, temos o objetivo de desenvolver valores e respeito à diversidade cultural, na formação de cidadãos globais.

Cultura Maker

“Criar é se dispor a arriscar, experimentar, investigar, imaginar, voltar atrás, persistir e se permitir errar muito. Vamos valorizar as tentativas, as falhas e o aprendizado que se conquista coletivamente e pela experiência, com a mão na massa.”Trajetoi – Cultura Maker – Parceria com Nave à vela – temos uma sala maker, com ferramentas e diversos materiais para o desenvolvimento de atividades com os alunos.



A Cultura Maker surgiu do movimento “faça você mesmo”e tem como princípio de que todos são capazes de criar, construir, consertar ou adaptar com os recursos disponíveis. Na educação a Cultura Maker é um avanço do “aprender a conhecer” para o “aprender fazendo”, significa que os alunos precisam colocar a mão na massa e tornar o conhecimento teórico significativo.



Nas atividades propostas os alunos são convidados a solucionar desafios, a se envolver em projetos de criação e construção. Além de adquirirem habilidades fundamentais para o futuro, passam a enxergar o erro como parte no processo e não como uma frustração que gera um bloqueio em sua aprendizagem.

Caixa Mágica

O Projeto Caixa Mágica foi elaborado com intuito de alimentar na criança a curiosidade e observação. Esse projeto acontece no decorrer do ano nas turmas do Jardim II, com alunos de 5 anos.


Acredita-se na importância do material concreto como facilitador do processo ensino aprendizagem, pois ele serve de mediador entre aluno/aluno, aluno/professor, possibilitando assim o conhecimento do mundo real, de diferentes culturas e fazendo com que o aluno seja protagonista do seu próprio conhecimento.


O projeto tem como objetivo:


• Ampliar o vocabulário;


• Estimular a escrita espontânea;


• Trabalhar diversos conteúdos de uma forma lúdica;


• Estimular a curiosidade;


• Desenvolver os conceitos matemáticos (dentro/fora; mais/menos; liso/áspero);


• Comparar quantidades;


• Estabelecer critérios para classificar séries e sequências de objetos;


• Agrupamento e desagrupamento;


• Promover a socialização e a interação da família no ambiente escolar;

Turing Lógica de Programação

Alunos aprendem a programar e desenvolver habilidades como competência colaborativa. O projeto trabalha com planejamento e correção dos projetos. As crianças, hoje, são muito imediatistas, com o projeto conseguimos trabalhar a ansiedade deles e quebramos o “tabu” da frustração de que não se pode errar, pelo fato de “debugarem” seus próprios projetos.
Os alunos passam a ter a noção de planejamento e a necessidade de prever situações no decorrer dos projetos que são propostos.

 

O projeto vai além de ensinar a programar, por ser um ensino transversal, correlacionado a inserção de tecnologia com outras áreas do conhecimento que possibilitam o uso da motivação, problematização, teoria e prática, todos dentro da mesma atividade, o que amplia os resultados da concentração, absorção, compreensão e materialização do conteúdo ensinado.

Hora do Conto

Por acreditarmos na importância da literatura infantil no desenvolvimento da criança – na ampliação de repertório, na construção do faz de conta, na problematização e soluções de problema a Hora do Conto é um momento em que os alunos são convidados, a assistirem teatro peças de teatro com duração adequada para faixa etária.


É um momento de interação com os personagens e de rico aprendizado.

Fábulas

Por acreditarmos na importância da literatura infantil no desenvolvimento da criança, na ampliação de repertório, na construção do faz de conta, na problematização e soluções de problema. As crianças são convidadas a conhecerem mais sobre as fábulas e as suas morais.


O projeto tem a culminância com apresentações e discussões das morais das fábulas, bem como o que podemos aprender com elas.

Festa da Caneta

Na Escola Casa de Brinquedos, tudo é motivo de festa e comemoração. E não poderia ser diferente a passagem da escrita dos alunos, quando alcançam coordenação motora e conhecimento da Língua Portuguesa para escreverem à caneta.


O momento é marcado com uma festa, pois acreditamos que todas as etapas da aprendizagem e do amadurecimento na escrita de nossos alunos devem ser comemoradas.

Vem pra Rua

Acontece anualmente, nossos alunos são convidados e estimulados a se divertirem com as brincadeiras de rua de antigamente.


Toda a escola se movimenta e participa, nossos funcionários, também, são convidados para compartilhar suas brincadeiras de criança, como: bete, garrafão, amarelinha, entre outros.

Soletrando

Objetivando desenvolver, nos alunos, o autocontrole e a percepção ortográfica de algumas palavras da Língua Portuguesa, de maneira divertida. A brincadeira acontece nas turmas do Ensino Fundamental, os alunos participam de gincana com diversos temas.

 

Temas são lançados, por meio da metodologia ativa de aula invertida, as crianças fazem pesquisas sobre os assuntos elencados e trazem o que conseguiram descobrir sobre.

Matematicando

Objetivando desenvolver, nos alunos, o autocontrole, o raciocínio matemático e rapidez em suas respostas eles são convidados a responderem questões de adição, subtração, multiplicação e divisão.


A brincadeira acontece nas turmas do Ensino Fundamental, os alunos participam de gincana com diversos temas.


As crianças são estimuladas e convidadas a estudarem as 4 operações – adição, subtração, multiplicação e divisão, de acordo com o conteúdo que está sendo estudado e com sua faixa etária.


Após realizamos algumas brincadeiras dentro de sala com o intuito de tornar o raciocínio lógico dos alunos bem rápido e dinâmico.


Lançamos o desafio entre as turmas e por meio de “preguicinha” os preparamos para o grande dia.


No grande dia, temos uma gincana, as turmas da mesma etapa são desafiadas, de quem responde primeiro.


Eles adoram e o que era maçante, antigamente, como decorar a tabuada ou outros conteúdos é realizado de uma forma gostosa.

Festa dos Avós

Com o intuito de trabalhar o afetivo, relações familiares e o respeito para com os mais velhos, a Escola Casa de Brinquedos possui um projeto que os avós são convidados a virem participar de um dia na escola com seu neto.


E em conjunto com os avós, somos reconhecidos pelo Banco de Leite de Taguatinga – HRT, como um dos maiores doadores de vidros para armazenamento do leite.


Os alunos fazem apresentações de música e dança para presentear os avós. Os alunos do 5º ano presenteiam os avós com um livro com a escrita da biografia dos avós.

Profissões

As crianças são convidadas a identificar diversos tipos de profissões, valorizar o trabalho de diversos profissionais que convivem com eles.


As crianças ainda são visitadas por profissionais de diversas áreas que contam a elas um pouco do seu dia a dia, qual a sua função. Os alunos fazem perguntas e interagem.


Como acreditamos na parceria família e escola, os pais, também, são convidados para virem a turma de seu filho contar sobre sua profissão.

Capoeira

Além da tradicional aula de educação física, na Escola Casa de Brinquedos é possível fazer capoeira. Temos parceria com uma academia que possui mestres de capoeira e para nós é um orgulho muito grande ter um ex-aluno como mestre hoje em nossa escola.

 

A capoeira tem o objetivo de desenvolver nos alunos a coordenação motora, orientação espacial, ritmo, concentração, além de ser um excelente exercício aeróbico para crianças devido ao gasto de energia e por ser uma atividade dinâmica.

 

É indiscutível os benefícios que a prática de atividade física traz para o corpo e a mente das crianças, por trabalhar as partes: cardiovascular, respiratória, óssea, muscular, metabolismo e mente (pois diminui a ansiedade).

Prova Prática

Percebemos que muitos de nossos alunos tiravam notas boas nas avaliações tradicionais, mas que na hora de colocarem em prática se sentiam perdidos. Ao verificarmos que nosso objetivo de tornar o conhecimento significativo para os nossos alunos não estava sendo atingido, surgiu, em 2016 o projeto piloto da Prova Prática: um circuito de Matemática, onde as crianças eram convidadas a resolver, observar e jogar. A aceitação dos alunos foi excelente. No ano seguinte, adotamos o circuito como avaliação prática.

 

A avaliação acontece em todos os bimestres, ampliamos a Prova Prática para outras áreas de conhecimento como em Língua Portuguesa e Ciências.

 

Por meio dessa avaliação os alunos têm a oportunidade de vivenciar e praticar o que é ensinado em sala de aula de maneira cooperativa, responsável e empática. Um dos grandes objetivos é que os alunos compreendam a aplicação de diversas situações aprendidas na aula, na vida cotidiana.

 

Abordamos questões sociais, respeito às diferenças para que, juntos, tenhamos uma maior compreensão de mundo.

 

O resultado? Aumento significativo das notas, da autoestima dos alunos e melhora no relacionamento aluno-aluno; os alunos se tornam capazes de formular, empregar, interpretar a Matemática/Ciências/Língua Portuguesa em uma variedade de contextos. Isso inclui raciocínio e a utilização de conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas dessas áreas para descrever, explicar e predizer fenômenos.

Teatro

O teatro na escola é desenvolvido, juntamente, com uma professora e auxiliar. Nas aulas de teatro são trabalhados além da interpretação de papéis, a oratória dos alunos, a fluência na leitura, a possibilidade de ser outra pessoa no faz de conta.


Trabalhamos e desenvolvemos nos alunos a capacidade de falar em público, a memorização de suas falas, bem como tom de voz, expressão e percepção de sentimentos e gesticulações.

Chá Literário

Em conjunto com a Caixa Mágica o Chá Literário tem o intuito de estimular a leitura dos alunos e comemorar pelas conquistas alcançadas. Vale ressaltar que, na Escola Casa de Brinquedos, não realizamos ranking dos alunos e sim estimulamos e incentivamos a todos a vencerem, respeitando as individualidades de cada um, bem como a autoestima e o sentimento de pertencimento ao grupo e ao projeto.

Jardinagem

As crianças possuem contato direto com a terra e descobrem os cuidados necessários para que as plantas sobrevivam. São elas que fazem a gestão da horta bem como o que é necessário. Salienta-se que o que é produzido e comestível é utilizado pelas crianças na cozinha experimental. Já foi produzido batata doce, couve, salsinha, hortelã, entre outros.

Bichonário

Os alunos são convidados ao mundo mágico das letras e seus sons por meio dos animais, chamado da “Abelha ao Zangão”. O material utilizado para aulas é próprio, foi produzido por uma das fundadoras da instituição, com vasta experiência na área de alfabetização, tanto na Rede Pública quanto a Rede Privada de ensino.

 

O projeto traz ainda aos alunos conhecimentos de Ciências, Geografia e alfabetização Matemática.


Contribui e integra o projeto o trabalho material concreto (canudos, palitos, tampinhas), livros de literatura infantil, músicas e vídeos – parceria com a Discovery Education.

Musicalização

A Escola Casa de Brinquedos acredita na formação das crianças por meio da música, por isso as aulas de musicalização trazem um repertório cultural, com intuito de que elas possam experimentar e conhecer diferentes ritmos e culturas.


O som tem grande importância no desenvolvimento da criança, aguça a sensibilidade e a imaginação nas crianças, no desenvolvimento de todas as áreas: formação infantil, cognitivo, linguístico, psicomotor, afetivo e social.


As crianças devem ser estimuladas a apreciar, ouvir, cantar, refletir sobre o que estão ouvindo e interpretar de forma crítica.


As aulas de musicalização objetivam também desenvolver a orientação espacial, lateralidade, coordenação motora e ritmo dos alunos, ao utilizarem o corpo e instrumentos para se expressarem, além de promover uma divertida interação entre as crianças e os professores.


A criança tem preferência pelo que vivencia. Ao ser exposta às músicas que tocam somente nos meios de comunicação, a maioria com letras, termos desapropriados e coreografias, inadequadas, para o público infantil, ela afirma que esse é o gosto musical dela.


É uma aula divertida que promove a interação entre as crianças e os professores.

Receitas

Os alunos do Jardim II – Educação Infantil são convidados ao processo de alfabetização por meio de receitas. O material utilizado para aulas é próprio, foi produzido por uma das fundadoras da instituição, com vasta experiência na área de alfabetização, tanto na Rede Pública quanto a Rede Privada de ensino.


O projeto proporciona ainda aos alunos conhecimentos de ciências e a alfabetização matemática.


Contribui e integra o projeto o trabalho com material concreto (canudos, palitos, tampinhas), livros (Panela de Arroz, O esforço do Abacate, O piquenique) e músicas (Verde que te quero verde e Comer, Comer).

Psicomotricidade

A Psicomotricidade é uma ciência que está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas, sendo deste modo, sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. É um instrumento privilegiado por meio do qual a consciência se forma e se materializa.


A educação psicomotora é fundamental na vida da criança, no seu relacionamento com o mundo, na sua interação com as pessoas, é a forma como pensa e como atua, para expressar as suas sensações e sentimento, e utilizando o corpo como instrumento rico e significativo para a comunicação.


Em nossa escola, a aula de psicomotricidade inicia desde 1 ano, os professores que ministram a aula possuem formação em Educação Física.


As bases psicomotoras são utilizadas no planejamento das aulas, sendo contempladas nas atividades propostas (tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de corpo, estruturação espaço-temporal, esquema corporal, praxia global e praxia fina). Em cada faixa etária o desenvolvimento infantil tem um objetivo a ser alcançado, assim, estruturamos as aulas de acordo com as séries/etapas.

Torta na Cara

O projeto convida os alunos a aprenderem os estados e as capitais, do Brasil, por meio de uma brincadeira divertida. Participam dessa gincana os alunos de 4° e 5° anos.


Acreditamos que é importante o aluno conhecer sobre seu país. Transformamos algo que poderia ser maçante em um momento divertido e lúdico.

Recreio Cultural

Momento aberto em que os alunos são convidados e encorajados a se inscreverem e mostrarem as habilidades que possuem. O céu é o limite para criatividade de nossos alunos e por isso os estimulamos tanto e de diversas formas.



Ocorre, também, um momento cívico, para incentivarmos o amor à pátria, pois eles são os atores protagonistas do futuro do nosso país.


Nosso recreio possui algumas particularidades, por acreditarmos que o momento é rico para observarmos e interagirmos com os alunos em um contexto diferente.



• Além dos monitores, o recreio é acompanhado por nossa orientadora pedagógica, nossa gestora de relacionamentos. Entretanto, cabe informar que o objetivo dela no recreio não é fiscalizar, mas sim propor diversas atividades diferentes, pois acreditamos que esse momento é para o aluno se mexer, brincar, conversar com os amigos, extravasar e relaxar.
Temos esse cuidado com todos os alunos, entretanto essa é uma iniciativa ímpar da Escola Casa de Brinquedos que permite que a inclusão, realmente, ocorra em todos os momentos.



• Em nosso recreio cada dia temos uma atividade proposta: música, brincadeiras, futebol, queimada, air game, tamancoball, apresentações, pois acreditamos que o movimento é muito importante no desenvolvimento da criança.



• O recreio é realizado apenas com crianças de Ensino Fundamental, anos iniciais, entretanto, nós os separamos por faixas etárias. Tentamos ao máximo preservar a infância de nossos alunos e suas particularidades. Com essa separação conseguimos interagir melhor com os alunos, respeitar a maturidade e a infância deles e propor brincadeiras e atividades que interessam a eles de acordo com a idade.

Lançamento de Livros

Um dos projetos mais ricos que a escola possui, juntamente, com o seu incentivo para despertar o gosto pela leitura em nossos alunos. Anualmente nossos alunos são convidados a lançarem um livro com sua participação.


Por acreditarmos no protagonismo de nossos alunos eles se tornam os escritores e autografam suas produções.


É um momento muito gratificante, pois é a concretização de um projeto tão especial produzido pelas crianças ao longo do ano.

Malote da Leitura

Contar uma história é uma experiência significativa para quem a conta e para quem a ouve, sendo um momento rico de interação com a criança. O objetivo do projeto é ampliar o universo literário da criança e despertar o gosto pela leitura.


A criança se projeta, momentaneamente, nos personagens e penetram no mundo da fantasia, favorecendo assim, a criatividade, a curiosidade e autonomia, levando a criança a perceber outras formas de expressar sentimentos, de agir e de compreender as diversas linguagens do mundo.


Sempre acreditando na importância da família, os alunos que ainda não leem, levam para casa, com intuito de apreciarem e interpretarem as histórias em conjunto.

A licença pode ser adquirida com Microsoft, mas é disponibilizada apenas para escolas.


Por meio da gamificação dos conteúdos de qualquer área de conhecimento, é proporcionado ao aluno jogar, aprender conteúdo e interagir com seu professor e colegas de sala, que também são participantes do jogo a resolverem problemas e enigmas relacionados ao tema abordado pelo professor.


O game possibilita desenvolver nos alunos a competência de colaboração, de criatividade e de resolução de problemas, três competências indispensáveis em uma sociedade globalizada como a que vivemos.

Música em Família é uma produtora de conteúdo artístico e educacional que, por meio da música e das artes tem como objetivo estreitar relações entre três personagens do processo educativo: escola, criança e família.



O projeto tem como foco a livre expressão e autoria da criança por meio do brincar e das diversas linguagens artísticas. É uma proposta que valoriza a experiência e a produção cultural da criança, com o objetivo de seu desenvolvimento integral.



O projeto privilegia o protagonismo infantil – a criatividade, a curiosidade, as vivências e a relação da criança com a natureza e com o outro.

Habilmente – Avaliação espanhola, é uma parceria da Escola Casa de Brinquedos. O objetivo é verificar as habilidades e desenvolvimento do aluno. Nossa parceria foi estabelecida em 2013, antes mesmo de se falar em habilidades e competências com a Nova BNCC – Base Nacional Curricular Comum, pois nossa instituição, na Proposta Pedagógica, tem em sua essência o desenvolvimento completo do aluno.


Com a Habilmente, é possível verificar se o desempenho do aluno está abaixo do esperado e o que está superior. Assim, temos a condição de mapear a turma e nos condiciona a um planejamento direcionado às necessidades dos alunos.