Faça essa reflexão antes do ano acabar

Aproveite os últimos dias de 2020 para fazer essa reflexão

Mais um ano terminando. Um ano bem diferente e desafiador para todo mundo! Ou melhor, para todo “O MUNDO” … literalmente!

Devido a pandemia, tivemos que nos adaptar a uma nova realidade. Foram momentos de muito aprendizado para todos. As crianças tiveram uma outra forma de aprender por meio das diversas atividades dentro de casa e das aulas on-line. Os pais dividiram seu cotidiano entre trabalho, cuidados com os filhos, brincadeiras, atividades da casa, mercado etc. Os professores tornaram-se digitais da noite para o dia. A escola precisou se reinventar por completo mediante novas modalidades de ensino e protocolos de segurança.

A primeira reflexão a ser analisada antes de tudo é: todo “O MUNDO” passou (e ainda está passando) por uma grande crise. Uma situação tão nova que nem sabemos quando e como irá terminar. Então, antes de mais nada, o problema não foi você e nem a sua situação. Também não tivemos culpa de nada. Ou seja, não podemos nos vitimizar por causa das dificuldades enfrentadas. Isso só piora e deixa a situação mais delicada.

Superando a ideia de que “ninguém” tem culpa dessa situação “macro”, ou seja, que a pandemia é um problema global, podemos analisar o que fizemos (ou deixamos de fazer) para que os efeitos negativos não fossem tão devastadores em nossas vidas.

Certamente poderíamos ter feito muito mais!

Foi possível parar para pensar em tudo o que aconteceu? Sem reclamar, conseguiu enxergar que foi desafiador, mas trouxe crescimento em algumas áreas?

Nos primeiros meses pode ter sido traumático, afinal trabalhar em casa não fazia parte da rotina, muito menos com filhos e sem poder sair de casa. Fora o distanciamento de tantas pessoas queridas. Foi puxado, né?! Não temos dúvida! Mas e depois do “baque” … deu para adaptar algumas situações e deixar a vida mais leve? Foi mais trabalhoso porque não sabíamos lidar com a situação ou porque não houve esforço suficiente para organizar tarefas e adaptar horários?

Tanto para as respostas positivas quanto paras as negativas, o ideal é que não passemos o ano sem refletir sobre tudo o que foi vivido nos últimos longos meses de 2020. Não dá para “só seguir o fluxo” e continuar. Pare hoje mesmo, separe um papel e anote cada situação, cada resultado e talvez, o que possa ser substituído. Se preferir, faça uma tabela.

1. Coloque colunas com os meses e as situações que mais marcaram;
  2. Descreva o que foi feito ou o que pode ainda fazer;
  3. No final, anote os aprendizados;
  4. E para ficar ainda mais completo, registre as coisas pelas quais você foi grato. Não esqueça delas e utilize-as para te fortalecer.

Deu para ter um panorama geral de como foi seu ano? Agora é hora de pegar outro papel e estabelecer os planos para 2021. Tem objetivos que ficaram para o próximo ano? Deseja incluir projetos novos? Então esse é o momento certo! Divida por área: casa, família, dinheiro, físico, intelectual, profissional, casamento etc. Depois defina prazos e metas!

Meus amigos, o tempo não está passando, ele está voando!

E por mais que tenha sido difícil, não podemos passar para o próximo ano sem ter tirado algumas lições e ter crescido com alguns aprendizados. Dentre muitas experiências vivenciadas nesses meses, a Pandemia possibilitou acompanhar de perto o crescimento dos pequenos e com certeza foram momentos únicos. Inesquecíveis!

Se em 2020 você não trabalhou o quanto deveria, se não foi atencioso o bastante com os filhos, se deixou o seu relacionamento um pouco de lado, só volta! Recomece agora mesmo e recoloque tudo no seu devido lugar. Planeje para que 2021 seja um ano especial, com ou sem pandemia. Exercite a empatia e se coloque no lugar do outro antes de reclamar. Faça o que for possível para mudar hábitos ruins que te fazem perder tempo e não te acrescentam em nada.

A partir dessa reflexão: Você está levando desse ano uma bagagem cheia ou bem vazia? Vai dormir no dia 31/12 aliviado ou preocupado de que poderia ter feito mais? Corre que ainda dá tempo! O ano ainda não terminou e o próximo poderá ser muito melhor do que você imagina!

Esperamos que todos tenham realmente um feliz ano novo e façam diferente!

Reflexão de fim de ano

Os alunos trazem vida, cor e carinho para a escola. E esses meses nos trouxeram a certeza de que o nosso riso é feliz com o amor e a alegria deles.

Desejamos ótimas férias com muitas brincadeiras e amor!

Estaremos juntos em 2021!