fbpx

Educação física para fins preventivos?

A educação física contribui para a promoção da saúde de várias maneiras importantes, principalmente na prevenção de doenças e no aumento da autoestima, além de proporcionar um melhor relacionamento social. Com as aulas de educação física na escola, os alunos têm a vantagem de melhorar a saúde e diminuir riscos de doenças como a obesidade, hipertensão arterial, colesterol alto e doenças respiratórias. Além disso, contribui para desenvolver habilidades nos esportes. 

Na disciplina de educação física, o professor é o mediador entre o aluno e o processo de aprendizagem. É muito importante despertar no aluno a consciência de cuidar da saúde e de ter hábitos saudáveis. As aulas de educação física são importantes em todos os seguimentos, pois promovem o desenvolvimento integral do aluno, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto. Os alunos participam das mais variadas experiências corporais para as quais são desafiados. 

Atualmente, devido a pandemia, acreditamos que a atividade física, mais do que nunca, não possa ficar de fora da grade horária das crianças, principalmente no ensino remoto. Em casa, a tendência é que o aluno fique mais parado por causa da TV e muitas vezes, pelo pouco espaço físico disponível. Então levar a aula de educação física para dentro de casa (mesmo com adaptações) fará muito bem à saúde dos pequenos. Por isso, na Escola Casa de Brinquedos, decidimos oferecer vídeos gravados para os alunos. Os professores de educação física passam atividades condizentes com a faixa etária das crianças e assim, elas conseguem continuar se exercitando semanalmente.  

  

Educação física

Educação física para fins preventivos

PROMOVENDO SAÚDE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO FÍSICA 

A educação física escolar promove muitos benefícios, dentre eles: 

  • Favorece o desenvolvimento motor; 
  • Contribui para a integração social; 
  • Colabora para que os alunos adquiram autoconfiança; 
  • Melhora a autoestima; 
  • Ajuda o aluno a compreender as mudanças e o limite do próprio corpo; 
  • Ajuda no emocional, alivia o estresse; 
  • Coopera para um estilo de vida melhor; 
  • Ajuda na prevenção de Lesões por Esforço Repetidos (LER)da obesidadede doenças cardíacas e dos distúrbios metabólicos (diabetes, HDL, LDL etc.).  

 

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA SOCIALIZAÇÃO 

Na escola, a criança tem a chance de se socializar com outras crianças através da recreação, jogos e brincadeiras dirigidas. Por isso a educação física tem a oportunidade de contribuir para que a criança desenvolva a autoconfiança interagindo com o grupo e também por adquirir habilidades motoras.  

A educação física é uma porta para a formação social e de princípios. É preciso que o professor tenha autonomia para administrar e despertar esses valores no aluno, transformando o meio em que vive. É nas aulas de educação física que muitas vezes lidamos com o diferente, com as limitações físicas e psíquicas (tanto nossa quanto a dos outros). Por isso, a importância de despertar essa percepção no aluno, para que ele saiba conviver e respeitar a diversidade que faz parte da sociedade. 

Educação física

Educação física na Escola Casa de Brinquedos

ATIVIDADE FÍSICA EM GRUPO 

A Educação Física escolar evidencia a liberdade cognitiva e emocional dos estudantes para a aprendizagem. Isso é um fator importante para que haja um ambiente de convívio em que o respeito e tolerância devam ser trabalhados. Saber como relacionar-se em grupo pressupõe um controle evolutivo de comportamentos, valores, normas e atitudes. 

A Educação Física tem como objetivo geral despertar nos alunos o interesse em envolver-se com as atividades e exercícios corporais criando convivências harmoniosas e construtivas com outros cidadãos, sendo capazes de reconhecer e respeitar as características físicas e desempenho de si próprio e de outros indivíduos, não segregando e nem depreciando outras pessoas por qualidades e peculiaridades como aspectos físicos ou sociais.  

Nos momentos de recreação e jogos esportivos, o professor deve estimular o aluno a ter atitudes de respeito, dignidade e solidariedade para com o próximo, valorizando, conhecendo e aceitando a exposição da cultura corporal dos diferentes grupos, transformando em meios para o convívio entre pessoas de diferentes círculos sociais. 

 

Dentre muitos outros benefícios, as aulas de esporte em grupo ensinam: 

  • Trabalho em equipe; 
  • Inclusão social; 
  • Colaboração; 
  • Técnicas de modalidades diversas; 
  • Empatia; 
  • Liderança; 

  

Na escola Casa de Brinquedos, gostamos de criar alguns campeonatos que contribuam para que os alunos aprenderam análise tática, trabalho em equipe e respeito ao adversário. Trabalhamos também a importância da formação das equipes que devem ser diversificadas tanto em gêneros, portes físicos e tipos de habilidades. Assim, as crianças aprenderão a respeitar as diferenças e além disso, usá-las para cooperação e aprendizado. Afinal, um colega poderá aprender e acrescentar com os outros. Todos poderão agregar conhecimento e prática ao grupo. 

Educação física

Educação física para crianças

ALERTA PARA O RISCO DE DOENÇAS NA FASE ADULTA 

A ocorrência de muitas doenças crônicas não transmissíveis no adulto pode ter início na infância, sendo assim, é fundamental estimular precocemente a atividade física nessa faixa etária, para a promoção da saúde e prevenção dessas doenças. As crianças que se mantêm fisicamente ativas apresentam probabilidade menor de se tornarem adultos sedentários, obtendo então melhor qualidade de vida, visto que mudar hábitos e atitudes já estabelecidos na fase adulta, representa tarefa complexa e muitas vezes resultados insatisfatórios. 

Apesar de todo o conhecimento da população em relação aos benefícios da vida ativa, a sociedade moderna apresenta altos níveis de sedentarismo. Estudos mostram associação positiva entre o tempo gasto assistindo TV e a prevalência da obesidade, devido ao elevado consumo de alimentos e baixo gasto energético. Somado a isso, a determinação do nível de atividade física em crianças tem demonstrado que, com o avanço tecnológico, vem caindo a prevalência da atividade física nessa faixa etária. As crianças se tornam cada vez mais sedentárias em virtude de hábitos como assistir TV, jogar videogame e usar computador 

Em qualquer nível social, as telas vêm dominando a preferência dos pequenosDentro de casa, na rua, no parque, no transporte coletivo ou no carro, crianças estão permanentemente com os olhos abaixados e os dedos ocupados em celulares, tablets e jogos. Os especialistas alertam que, além de favorecer o sedentarismo, um fator de risco para diversas doenças na vida adulta, esse comportamento compromete o convívio social, levando ao isolamento. 

Leia mais sobre alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil no nosso texto: https://www.escolacasadebrinquedos.com.br/site/previna-seu-filho-da-obesidade-infantil-e-de-doencas-na-vida-adulta-confira-as-novas-diretrizes-para-uma-alimentacao-saudavel/

DICAS PARA CRIAR ROTINAS MAIS ATIVAS COM AS CRIANÇAS 

  • Estabeleça um limite máximo de horas por dia de exposição às telas, incluindo televisão; 
  • Aproveite as vantagens dos eletrônicos. Use com as crianças aplicativos e vídeos que incentivam a movimentação, como os de esportes e dança. 
  • Abra espaço para brincadeiras dentro de casa. Reserve alguns dias para transformar a sala num circuito, com túneis de caixas de papelão, pula-pula nas almofadas, colchões para cambalhotas e outras brincadeiras desse tipo. Tudo com supervisão de um adulto, claro. 
  • A propósito, distribua tarefas domésticas em casa de acordo com a faixa etária das crianças. Colaborar na rotina do lar é importante para desenvolver o senso de responsabilidade dos pequenos e ajudar na construção de sua autonomia. De quebra, ainda faz a criança se movimentar pela casa; 
  • Exemplo funciona mais que mil palavras. Se você se exercita regularmente, mostre às crianças que os benefícios de cuidar da saúde. Dessa forma, desde cedo vão perceber que a atividade física ocupa um lugar prioritário na rotina da família e aderir naturalmente a uma vida ativa. 
  • Sempre que possível, deixe o carro na garagem e faça os percursos a pé com as crianças. 
  • Separe pelo menos um dia na semana para alguma atividade ao ar livre. Visite os parques da cidade. Separe objetos que possam acrescentar o passeio, como bola, corda para pular, patins, bicicletas. Ah! E claro, não esqueça de levar uma garrafa de água para hidratar durante a atividade. 

EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA CASA DE BRINQUEDOS

Aqui na escola temos aulas de Educação Física, psicomotricidade, dança e futebol. Acreditamos que a idade escolar é o melhor período para o desenvolvimento da aptidão física e para adoção de um estilo de vida mais ativo, que pode ser mantido na vida adulta, além de melhorar o desempenho acadêmico. A participação da criança em atividades desportivas tem grande importância para promover crescimento e desenvolvimento saudáveis no processo de socialização, e como oportunidades de lazer e desenvolvimento de aptidões, além de melhorar a autoestima e confiança. A falta de atividade física pode levar ao estresse e distúrbios alimentares e psicológicos. 

Incentivamos que as crianças brinquem muito, então antes de qualquer coisa, a atividade física para crianças deve ser fonte de prazer e alegria para que se torne um hábito em sua vida. Sendo possível, a criança deve escolher o esporte de sua preferência para que tenha motivação de praticá-lo, facilitando sua permanência e continuidade na prática esportiva. 

Educação física

Educação física na escola

Campanha Matrículas