Educação bilíngue para crianças

A Educação bilíngue nas escolas é um diferencial que amplia as oportunidades das crianças

Os benefícios da educação bilíngue na infância são incontáveis. Por consequência, já foi superado o mito de que o bilinguismo infantil pudesse atrapalhar o desenvolvimento cognitivo nas demais áreas de ensino escolar.

No Brasil, algumas dessas preocupações estão ligadas ao contexto de que a maioria das crianças são expostas a, somente, uma língua na infância.

Existe, também, o problema causado pela falta de informação adequada, ou seja, por opiniões e hipóteses sem evidências científicas. Todavia, o tema do bilinguismo infantil tem interessado cada vez mais aos pais, educadores e profissionais ligados à educação. Afinal, no mundo globalizado em que vivemos, aprender uma nova língua amplia os horizontes da criança, proporciona uma maior interação social e estimula o seu desenvolvimento em várias áreas.

Mito ou verdade?

• Aprender duas línguas na infância pode prejudicar o desenvolvimento de ambas? MITO

Todas as crianças passam por estágios de desenvolvimento semelhantes, independentemente, da língua ou das línguas que estão adquirindo. Dentro do mesmo período de tempo que uma criança monolíngue leva para aprender uma língua, as crianças bilíngues adquirem duas línguas e se tornam capazes de usá-las com propriedade e naturalidade. Vale lembrar, apenas, que as diferenças na velocidade com a qual as crianças atravessam esses processos não, necessariamente, significam atraso no desenvolvimento linguístico. Isso poderá depender do tipo e da qualidade da exposição à linguagem a que elas têm acesso.

• Aprender duas línguas confunde a criança? MITO

Pelo contrário, a possibilidade de aprender mais línguas ao mesmo tempo, na verdade, proporciona à criança uma experiência cognitiva muito rica. A criança se torna capaz de organizar a estrutura linguística de cada uma delas, em termos de regras de uso e de significados, mesmo que as línguas tenham estruturas bem diferentes. É muito comum, no entanto, principalmente nas fases iniciais, a mistura de palavras ou expressões. Mas isso é algo que sempre caracterizará a fala bilíngue, ou seja, até mesmo na idade adulta. O fato da criança misturar as línguas ao usá-las não significa que uma língua está atrapalhando a outra.

• Só é bilíngue quem aprendeu simultaneamente as duas línguas na infância? MITO

O grau de alcance de proficiência na língua estrangeira dependerá da qualidade e da quantidade de exposição, bem como de fatores individuais de cada criança. Quanto mais a pessoa for exposta a modelos linguísticos, da norma culta, padrão, de graus de coloquialidade variada, e interagir na segunda língua, maior será a sua chance de se tornar mais proficiente. Isso ocorre independentemente da idade em que tenha começado a adquirir a língua.

Verdades:

• Dentro dos padrões da normalidade cognitiva e respeitadas as características da idade, todas as crianças são capazes de aprender duas línguas ou mais na infância.
  • As pesquisas indicam haver benefícios cognitivos advindos do bilinguismo.
  • Aprender um novo código linguístico exercita a atenção, a memória e amplia o vocabulário da criança. Além de ser um diferencial para o seu crescimento afetivo e social.
  • Aprender uma língua é, também, aprender a cultura a ela associada.

aula de inglês na casa de brinquedos

Você sabia que a Escola Casa de Brinquedos possui dentro da grade horária um Programa de Educação Bilíngue por imersão?

Sim, as crianças possuem, diariamente, aulas em Inglês de diversos conteúdos.

Os alunos aprendem a Língua Inglesa por meio da metodologia CLIL – Content and Language Integrated Learning.

Sabe o diferencial disso?

As aulas de diferentes conteúdos e temas são ministradas na Língua Inglesa. Com isso, as crianças se sentem muito mais seguras e preparadas para praticarem o idioma.

E mais: em parceria com a ETS (Educational Testing Services), os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental realizam o Exame TOEFL Primary (Test of English as a Foreign Language) – um dos testes mais reconhecidos quando o assunto é proficiência em Língua Inglesa.

aula de língua inglesa na escola casa de brinquedos