fbpx

Benefícios da educação bilíngue na infância

Os benefícios da educação bilíngue na infância são incontáveis e inquestionáveis.  Na infância, não apenas o processo de aquisição de uma segunda língua é mais natural, como pode aumentar as chances de fluência. Como o desenvolvimento neurológico é muito intenso nos primeiros anos de vida, neurônios, sinapses e atividades cerebrais estão em pleno vapor.  

Desse modo, a criança consegue assimilar melhor pequenas sutilezas de pronúncia, tem um incrível armazenamento de memória, uma recuperação lexical mais eficaz e muita flexibilidade mental para ter a fluência de um nativo. Além da aquisição natural e supereficiente de um segundo idioma pelas crianças, uma das vantagens mais interessantes do bilinguismo infantil é o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Afinal, a linguagem é um instrumento de autoexpressão e de relações socioculturais. 

Educação bilíngue por imersão

Educação bilíngue por imersão

Programas de educação bilíngue 

O bilinguismo na escola é muito importante para a formação do aluno, sobretudo, no contexto atual. O aprendizado do inglês pode contribuir em diversos âmbitos da vida do estudante, inclusive, no mercado de trabalho e na construção de relações e de uma comunicação internacional. Existem dois principais tipos de programa escolar: os programas de imersão e as escolas internacionais multilíngues. 

  • Escolas internacionais multilíngues: apresentam uma metodologia diferenciada e combinam duas, três ou quatro línguas no programa educacional. Esta escola é dividida em diversos grupos linguísticos. As crianças iniciam a educação primária em sua respectiva língua nativa, se esta for francês, alemão, italiano ou inglês. Se a criança tiver como língua primária uma língua diferente destas, deve escolher uma delas para iniciar sua educação primária. Numa segunda etapa uma língua secundária é introduzida. Num estágio posterior, as aulas são organizadas de modo que as quatro línguas possam ser utilizadas como meio de instrução de conteúdos.  
  • Programa por imersão: significa que um grupo de crianças falantes de uma certa língua nativa recebe toda ou parte da instrução escolar através de uma segunda língua. Programas de imersão, embora as crianças sejam primeiramente instruídas em uma segunda língua, a língua nativa da criança é introduzida no contexto escolar gradativamente até tornar-se um segundo meio de instrução. Estão baseados em duas hipóteses. A primeira delas é que a língua secundária é aprendida de modo equivalente ao aprendizado da língua primária e a segunda hipótese é a de que a língua é aprendida de modo mais eficaz em um contexto estimulante, que aprimore as funções da língua, expondo as crianças a formas naturais da mesma. 

Existem três tipos de educação bilíngue por imersão:  

    • Imersão Inicial Total: estabelece que toda a instrução dada antes da escola infantil (no Brasil: pré-primário, jardim da infância e maternal) deve ser realizada na língua secundária, o que acontece também nos primeiros dois anos da educação primária, quando as crianças são alfabetizadas nesta língua secundária. A língua nativa é introduzida gradualmente a partir, aproximadamente, do terceiro ano primário até que o tempo destinado à instrução na língua secundária seja equivalente ao tempo destinado a língua primária.  
    • Imersão Inicial Parcial: difere do primeiro tipo descrito acima, porque as duas línguas são utilizadas como meio de instrução desde o início da vida escolar. Nesse tipo de imersão, o uso relativo de ambas as línguas varia de programa para programa.  
    • Imersão Tardia: designada a alunos do Ensino Médio que receberam, até o momento, instrução tradicional na língua secundária.  
  1. Educação bilíngue na infância

    Educação bilíngue na infância

O bilinguismo infantil é muito natural e traz grandes vantagens para as crianças. Por isso, é tão importante contar com o apoio de uma escola de qualidade e com soluções educacionais que proporcionem às crianças uma formação completa, pensando não apenas em um segundo idioma, mas em habilidades e competências que possam torná-las pessoas mais preparadas para a vida. 

Você sabia que a Escola Casa de Brinquedos possui dentro da grade horária um Programa de Educação Bilíngue por imersão? 

Sim, as crianças possuem, diariamente, aulas em Inglês de diversos conteúdos. 

Os alunos aprendem a Língua Inglesa por meio da metodologia CLIL – Content and Language Integrated Learning. 

Sabe o diferencial disso? 

As aulas de diferentes conteúdos e temas são ministradas na Língua Inglesa. Com isso, as crianças se sentem muito mais seguras e preparadas para praticarem o idioma. 

E mais: em parceria com a ETS (Educational Testing Services), os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental realizam o Exame TOEFL Primary (Test of English as a Foreign Language) – um dos testes mais reconhecidos quando o assunto é proficiência em Língua Inglesa. 

Quer saber mais sobre o nosso programa? Acesse o link abaixo: 

https://www.escolacasadebrinquedos.com.br/site/educacao-bilingue-para-criancas/

Assista também a Live sobre a nossa metodologia de ensino bilíngue. Entrevista do Tio Vittão com a Tia Stephanie (coordenadora de Língua Inglesa) da Escola Casa de Brinquedos.

 

Quais os benefícios da educação bilíngue na educação infantil? 

A verdade é que o processo de aprendizado em dois idiomas desde os primeiros anos de escola traz muitos desafios mas, ao mesmo tempo, traz grandes benefícios para as crianças durante o seu crescimento. Confira algumas vantagens do bilinguismo: 

  1. Melhora o raciocínio e o foco; 
  1. Faz bem para a saúde mental; 
  1. Aumenta o conhecimento e melhora a socialização; 
  1. Favorece o desenvolvimento cognitivo; 
  1. Expande o repertório cultural; 
  1. Amplia as perspectivas para o mercado de trabalho; 

Além do conteúdo trabalhado em sala de aula, é fundamental que a criança receba estímulos constantes para estar em contato com o idioma e que, tanto dentro quanto fora da aula, tenha níveis de desafios adequados para que seu interesse em aprender o idioma continue vivo. 

Em casa, uma ideia é fazer que o idioma esteja presente no dia a dia. Por exemplo, se estiver passando algum filme ou desenho que a criança já tenha assistido antes, sugira que dessa vez assista em inglês. Troque as configurações de equipamentos de português para inglês, como smartphone ou tablet. Sugira que a criança reconte as histórias de suas aulas, jogue os mesmos jogos e cante as músicas que foram trabalhadas em aula para a família. Assim, além de estimular o interesse e a fixação do que foi trabalhado, a família toda se envolverá no aprendizado! 

Educação bilíngue Escola Casa de Brinquedos

Educação bilíngue Escola Casa de Brinquedos

Campanha Matrículas