Adaptação escolar: atenção e cuidados que fazem a total diferença
Fique atento e siga as orientações para que a adaptação na escola seja um período muito especial para todos: crianças, familiares e escola. Tudo é novo e precisa ser descoberto. Por isso, é imprescindível a paciência, o tempo e a abertura ao novo. Inicia-se um ciclo e claro que isso gera uma mistura de diversas emoções. As crianças ficam agitadas e ansiosas para o primeiro dia e, ao mesmo tempo, sentidas pelo fim das férias. Não importa se a escola é nova ou não: sempre bate aquele friozinho na barriga. Portanto, cabe aos papais e às mamães conversarem muito com os pequenos para que as expectativas e os novos sentimentos sejam controlados, garantindo assim, um período de aulas muito mais prazeroso e educativo.
Ao contrário do que muitos pensam, a primeira semana de aula é fundamental para uma agradável adaptação na escola. A criança tem a oportunidade de interagir, conhecer o espaço (principalmente, a sua nova sala), os colegas, os professores e as regras da escola. A primeira semana de aula se caracteriza por não ter tanto conteúdo em questão de disciplina, todavia é importantíssimo que as crianças compareçam a fim de se situarem no contexto da escola e entrarem no ritmo desta nova etapa. E mesmo que o ambiente de estudo seja o mesmo, cada período exige um comprometimento diferente, conforme a criança vai amadurecendo.
Como estão os preparativos por aí? Nossas dicas para facilitar a retomada das aulas e ter uma excelente adaptação na escola:
- garanta as horas de sono recomendadas a faixa etária da criança e uma boa alimentação. Com certeza, são questões indispensáveis para o comportamento e o desenvolvimento na vida escolar;
- se nas férias a criança saiu da rotina, volte, mesmo que aos poucos. Esse processo de repetição, dia após dia, ao fazer as mesmas coisas nos mesmos horários, cria o hábito e a aprendizagem. Não tenha dúvida, a criança se sentirá muito mais segura com a rotina restabelecida;
- organize todo o material escolar necessário (e verifique se é possível utilizar algumas coisas do outro semestre). Cuide com muito carinho de tudo que a criança irá precisar, porque com bom exemplo, seu pequeno aprenderá a utilizar da melhor maneira todos os seus pertences. E se possível, leve o seu filho para te ajudar a escolher os materiais escolares;
- providencie o uniforme necessário e deixe-o em ordem;
- mostre que estudar é prazeroso e divertido e eles terão mais vontade de ir às aulas;
- converse bastante, visto que será muito importante que a criança se sinta apoiada pelos pais.
Sobre o assunto, a diretora da nossa escola convida-os à seguinte reflexão:
“Quando iniciamos um trabalho novo ou quando vamos a um lugar desconhecido, sem saber ao certo o caminho que devemos percorrer, como nos sentimos? As respostas são variadas: ansiosos, angustiados, apreensivos, esses são apenas exemplos simples de como a novidade mexe conosco. Já parou para imaginar como o novo mexe com uma criança? Lembro a vocês que a percepção, a sensibilidade e a segurança são diferentes entre uma criança e um adulto.
Neste momento de adaptação na escola ressalto que a postura do adulto de referência da criança (pais, os avós, os padrinhos ou quem exercer a função de educar, cuidar, proteger, prover e amar) é de auxiliar neste processo.
O adulto facilita a adaptação da criança na escola quando:
- repassa todos os detalhes dos filhos aos funcionários da escola (jeitinho e horário que prefere dormir, como se comporta com fome ou com dor, se tem algum costume). Se ainda não preencheu/entregou “Conhecendo um pouquinho de mim”, lembrem-se que é importante;
- conversa com a criança, mesmo que seja um bebê, contando a ela o que está acontecendo, passando segurança em sua voz e em sua postura;
- quando tem algum questionamento ou insegurança procura a instituição para esclarecer;
- compreende que a socialização e todas as oportunidades de aprendizagem que a escola pratica com a criança serão benéficas para o desenvolvimento dela;
- distingue que o educar e o cuidar da escola são processos diferentes ao feito pela família, pois o professor tem sob sua responsabilidade outras crianças também, e tem que visar/zelar pelo desenvolvimento e o bem estar de todas. Não estamos dizendo que o professor e nossa equipe não darão atenção a cada uma delas, mas que eles farão de maneira diferente da que acontece em casa, o que favorece o exercício da autonomia e da socialização;
- compreende que a escola oportuniza rotina, situações desafiantes de aprendizagem e a regularidade das pessoas que educam e cuidam dos pequenos, o que é muito mais saudável do que deixar a criança em casa, sem estímulo, sem atividade, apenas na frente de eletrônicos, sendo um agente passivo do conhecimento;
-
cumpre os horários determinados para esse período;
- demonstra para seu filho que ir à escola é um momento prazeroso, onde poderá fazer amigos, aprender músicas, escutar histórias e vivenciar momentos de aprendizagem e diversão;
- não realiza comparação de seu filho com os outros colegas, com irmão ou outros familiares. Entende que cada criança é única e sua reação as situações são diferentes. Cada uma tem seu tempo;
- não tente realizar a retirada de fralda, chupeta, mamadeira nesse período de adaptação na escola. Como sempre falamos, caso a criança tenha apego a algum objeto, aguarde. Seremos parceiros de vocês no momento de transição/retirada.
Fiquem atentos! Não ceda a chantagens, não se culpe e tenha consciência de que os pequenos perceberão a sua postura, se segura e confiante ou se insegura e desolada.
As dúvidas, por mais simples que você as considere, devem ser esclarecidas, portanto, a nossa equipe poderá auxiliá-lo neste processo. Não tenha vergonha ou receio de demonstrar como se sente com a permanência de seu filho na escola.
E lembramos que mesmo as crianças que já estudavam conosco, é necessário o período de readaptação, pois assim como nós adultos passamos por esse processo quando voltamos de férias e voltamos a nossa rotina as crianças, também, passam por esse momento.
Com paciência, muito carinho e amor, logo, logo nossos pequenos estarão adaptados/readaptados e poderemos perceber o progresso deles.
Com carinho, Ana Elisa Dumont”
Desejamos que todos tenham uma excelente adaptação na escola. Estamos com as portas abertas às famílias. Queremos ser parceiros e tornar 2020 um ano surpreendente. Acreditamos que teremos o melhor a oferecer a vocês durante esses meses juntos.
Para finalizar a reflexão,
um trecho muito interessante escrito pela Psicóloga Vera Regina Decarli sobre a importância das brincadeiras fora da escola.
“As atividades “extraclasses” também são importantes: os pais devem ter flexibilidade para observar e compreender as necessidades da criança e, dar atenção ao que elas relatam no seu dia a dia. Ampliar as fronteiras de seu universo lúdico, o contato com a natureza e o brincar serão essenciais para sua formação e para demonstrarem sua inteligência, e curiosidade, e expressar ideias e sentimentos e toda essa memória os acompanhará para toda vida, então papais e mamães de plantão: brinquem muito com sues filhos.
“A criança precisa do brincar para várias coisas, seja para através do lúdico expor seus pensamentos, ou para socializar com outras crianças e assim aprender “regras” do viver em comum. A criança precisa mais da presença de outro ser humano e menos da internet”.
Desafios, frustrações, novos ambientes e pessoas, a criança passará por muitas adaptações até que tenha maturidade para enfrentar e se responsabilizar pelas suas próprias tarefas e a vida escolar é só uma pequena parte dessas etapas.”
Com todo carinho e cuidado, a adaptação na escola será um sucesso! Depois nos contem como foram os primeiros dias escolares dos pequenos! Estamos muito interessados em saber mais sobre a experiência de cada um de vocês!