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Adaptação na escola

Adaptação escolar: atenção e cuidados que fazem a total diferença

Fique atento e siga as orientações para que a adaptação na escola seja um período muito especial para todos: crianças, familiares e escola. Tudo é novo e precisa ser descoberto. Por isso, é imprescindível a paciência, o tempo e a abertura ao novo. Inicia-se um ciclo e claro que isso gera uma mistura de diversas emoções. As crianças ficam agitadas e ansiosas para o primeiro dia e, ao mesmo tempo, sentidas pelo fim das férias. Não importa se a escola é nova ou não: sempre bate aquele friozinho na barriga.  Portanto, cabe aos papais e às mamães conversarem muito com os pequenos para que as expectativas e os novos sentimentos sejam controlados, garantindo assim, um período de aulas muito mais prazeroso e educativo.

Ao contrário do que muitos pensam, a primeira semana de aula é fundamental para uma agradável adaptação na escola. A criança tem a oportunidade de interagir, conhecer o espaço (principalmente, a sua nova sala), os colegas, os professores e as regras da escola. A primeira semana de aula se caracteriza por não ter tanto conteúdo em questão de disciplina, todavia é importantíssimo que as crianças compareçam a fim de se situarem no contexto da escola e entrarem no ritmo desta nova etapa. E mesmo que o ambiente de estudo seja o mesmo, cada período exige um comprometimento diferente, conforme a criança vai amadurecendo.

Escola Casa de Brinquedos

Estamos preparados para recebê-los

Como estão os preparativos por aí? Nossas dicas para facilitar a retomada das aulas e ter uma excelente adaptação na escola:

  • garanta as horas de sono recomendadas a faixa etária da criança e uma boa alimentação. Com certeza, são questões indispensáveis para o comportamento e o desenvolvimento na vida escolar;
  • se nas férias a criança saiu da rotina, volte, mesmo que aos poucos. Esse processo de repetição, dia após dia, ao fazer as mesmas coisas nos mesmos horários, cria o hábito e a aprendizagem. Não tenha dúvida, a criança se sentirá muito mais segura com a rotina restabelecida;
  • organize todo o material escolar necessário (e verifique se é possível utilizar algumas coisas do outro semestre). Cuide com muito carinho de tudo que a criança irá precisar, porque com bom exemplo, seu pequeno aprenderá a utilizar da melhor maneira todos os seus pertences. E se possível, leve o seu filho para te ajudar a escolher os materiais escolares;
  • providencie o uniforme necessário e deixe-o em ordem;
  • mostre que estudar é prazeroso e divertido e eles terão mais vontade de ir às aulas;
  • converse bastante, visto que será muito importante que a criança se sinta apoiada pelos pais.

 

 

Sobre o assunto, a diretora da nossa escola convida-os à seguinte reflexão:

“Quando iniciamos um trabalho novo ou quando vamos a um lugar desconhecido, sem saber ao certo o caminho que devemos percorrer, como nos sentimos? As respostas são variadas: ansiosos, angustiados, apreensivos, esses são apenas exemplos simples de como a novidade mexe conosco.  Já parou para imaginar como o novo mexe com uma criança?  Lembro a vocês que a percepção, a sensibilidade e a segurança são diferentes entre uma criança e um adulto.

Neste momento de adaptação na escola ressalto que a postura do adulto de referência da criança (pais, os avós, os padrinhos ou quem exercer a função de educar, cuidar, proteger, prover e amar) é de auxiliar neste processo.

O adulto facilita a adaptação da criança na escola quando:

  • repassa todos os detalhes dos filhos aos funcionários da escola (jeitinho e horário que prefere dormir, como se comporta com fome ou com dor, se tem algum costume). Se ainda não preencheu/entregou “Conhecendo um pouquinho de mim”, lembrem-se que é importante;
  • conversa com a criança, mesmo que seja um bebê, contando a ela o que está acontecendo, passando segurança em sua voz e em sua postura;
  • quando tem algum questionamento ou insegurança procura a instituição para esclarecer;
  • compreende que a socialização e todas as oportunidades de aprendizagem que a escola pratica com a criança serão benéficas para o desenvolvimento dela;
  • distingue que o educar e o cuidar da escola são processos diferentes ao feito pela família, pois o professor tem sob sua responsabilidade outras crianças também, e tem que visar/zelar pelo desenvolvimento e o bem estar de todas. Não estamos dizendo que o professor e nossa equipe não darão atenção a cada uma delas, mas que eles farão de maneira diferente da que acontece em casa, o que favorece o exercício da autonomia e da socialização;
  • compreende que a escola oportuniza rotina, situações desafiantes de aprendizagem e a regularidade das pessoas que educam e cuidam dos pequenos, o que é muito mais saudável do que deixar a criança em casa, sem estímulo, sem atividade, apenas na frente de eletrônicos, sendo um agente passivo do conhecimento;
  • cumpre os horários determinados para esse período;

  • demonstra para seu filho que ir à escola é um momento prazeroso, onde poderá fazer amigos, aprender músicas, escutar histórias e vivenciar momentos de aprendizagem e diversão;
  • não realiza comparação de seu filho com os outros colegas, com irmão ou outros familiares. Entende que cada criança é única e sua reação as situações são diferentes. Cada uma tem seu tempo;
  • não tente realizar a retirada de fralda, chupeta, mamadeira nesse período de adaptação na escola. Como sempre falamos, caso a criança tenha apego a algum objeto, aguarde. Seremos parceiros de vocês no momento de transição/retirada.

Fiquem atentos! Não ceda a chantagens, não se culpe e tenha consciência de que os pequenos perceberão a sua postura, se segura e confiante ou se insegura e desolada.

As dúvidas, por mais simples que você as considere, devem ser esclarecidas, portanto, a nossa equipe poderá auxiliá-lo neste processo. Não tenha vergonha ou receio de demonstrar como se sente com a permanência de seu filho na escola.

E lembramos que mesmo as crianças que já estudavam conosco, é necessário o período de readaptação, pois assim como nós adultos passamos por esse processo quando voltamos de férias e voltamos a nossa rotina as crianças, também, passam por esse momento.

Com paciência, muito carinho e amor, logo, logo nossos pequenos estarão adaptados/readaptados e poderemos perceber o progresso deles.

 

Com carinho, Ana Elisa Dumont”

 

Volta às aulas

Prepare tudo com muito carinho

Desejamos que todos tenham uma excelente adaptação na escola. Estamos com as portas abertas às famílias. Queremos ser parceiros e tornar 2020 um ano surpreendente. Acreditamos que teremos o melhor a oferecer a vocês durante esses meses juntos.

 

Para finalizar a reflexão,

um trecho muito interessante escrito pela Psicóloga Vera Regina Decarli sobre a importância das brincadeiras fora da escola.

“As atividades “extraclasses” também são importantes: os pais devem ter flexibilidade para observar e compreender as necessidades da criança e, dar atenção ao que elas relatam no seu dia a dia. Ampliar as fronteiras de seu universo lúdico, o contato com a natureza e o brincar serão essenciais para sua formação e para demonstrarem sua inteligência, e curiosidade, e expressar ideias e sentimentos e toda essa memória os acompanhará para toda vida, então papais e mamães de plantão: brinquem muito com sues filhos.

A criança precisa do brincar para várias coisas, seja para através do lúdico expor seus pensamentos, ou para socializar com outras crianças e assim aprender “regras” do viver em comum.  A criança precisa mais da presença de outro ser humano e menos da internet”.

Desafios, frustrações, novos ambientes e pessoas, a criança passará por muitas adaptações até que tenha maturidade para enfrentar e se responsabilizar pelas suas próprias tarefas e a vida escolar é só uma pequena parte dessas etapas.”

 

Com todo carinho e cuidado, a adaptação na escola será um sucesso! Depois nos contem como foram os primeiros dias escolares dos pequenos! Estamos muito interessados em saber mais sobre a experiência de cada um de vocês!

 

Campanha Matrículas

Faz de conta que...