fbpx

A importância da Cozinha Experimental na escola

Você conhece os benefícios da culinária para o desenvolvimento infantil?

 

A cozinha experimental na escola tem a proposta de levar a criança a um ambiente diferente da sala de aula para aprender novos conteúdos. O contato com os ingredientes – sentir, cheirar, tocar e experimentar – promove resultados maravilhosos na aprendizagem escolar, dentre elas, a noção de quantidade, proporções e medidas, desenvolve o conhecimento sobre outras culturas e alimentação saudável, enriquece o vocabulário e aperfeiçoa habilidades sociais, de trabalho em equipe e de segurança. 

criança na aula de cozinha experimental

Uma das maneiras de diversificar e estimular o desenvolvimento dos alunos no processo pedagógico é por meio das atividades práticas. Dentre os aprendizados decorrentes de uma aula de culinária para crianças é possível destacar: 

  • Vida mais saudável: O contato na escola, com a participação de professores e colegas, estimula as crianças a aceitarem melhor alimentos naturais. Até porque, a descoberta da origem dos alimentos desperta a consciência ambiental, bem como valoriza a preferência por alimentos mais saudáveis. Os alunos, também, aprendem acerca da importância da higiene das mãos, da limpeza de alimentos, de datas de validade e da forma de conservação de cada um deles. Além da conscientização sobre lixo, desperdício, cuidado e respeito à natureza. 
  • Exploração de conteúdos multidisciplinares: Assim como as aulas práticas servem para estimular o conhecimento de alguma disciplina, a culinária tem a vantagem de fomentar discussões sobre os mais variados temas. Os professores a utilizam como estratégia para trabalhar conteúdos multidisciplinares envolvidos na grade curricular da escola. Por exemplo, por meio de uma aula prática com receitas e identificação de alimentos, é possível incentivar a leitura de instruções e rótulos, e como consequência, a ampliação do vocabulário. É possível, também, ajudar com o raciocínio matemático, por meio da soma de ingredientes, conhecimento sobre pesos e medidas, contagem de tempo e temperatura, entre outros aspectos. Assim como, observar as mudanças nas texturas dos alimentos quando um ingrediente é colocado reforça os conceitos de química. Além dessas experiências, temos, também, o aprendizado científico (origem e propriedade de ingredientes), geográfico (regiões e climas de produção de cada alimento), histórico (hábitos alimentares e sua relação com a cultura) e até mesmo artístico (criatividade, inovação e apresentação de alimentos). Ou seja, é um ótimo ponto de partida e chegada para diversos temas tradicionais. 
  • Desenvolvimento de habilidades complementares: Dentre várias outras competências, percebe-se o exercício da memória na execução de receitas, já que ela envolve uma sequência de ingredientes e de ações que devem ser coordenadas em busca de um resultado comum. O mesmo ocorre em relação à paciência no preparo de alimentos, pois em geral, os resultados não são imediatos e exigem tempo de cozimento ou refrigeração. Além disso, há também, o desenvolvimento da concentração nas atividades, que demandam atenção e foco para acertar medidas, formas de preparo e execução de instruções. E claro, o reforço do trabalho em equipe, da capacidade de organização e de seguir orientações. 
  • Aperfeiçoamento da coordenação motora: Desde que em um ambiente controlado, é possível ensinar as crianças a cortar, lavar, misturar, aquecer, refrigerar e até mesmo moldar massas, frutas, legumes e verduras. Como os alunos utilizam as mãos para realizarem os preparos, essa é uma forma divertida de desenvolver sua coordenação motora. 

aperfeiçoamento da coordenação motora

A importância da Cozinha Experimental na escola é incontestável, pois oferece desafios, elaboração de hipóteses, conhecimentos variados, criatividade e afeto em partilhar o alimento. Os educadores acompanham e valorizam as soluções sugeridas pelas crianças, o que garante um aprendizado significativo, efetivo e construtor de diversas competências. 

Na Casa de Brinquedos Baby e na Escola Casa de Brinquedos os alunos vivenciam essa experiência enriquecedora e compartilham momentos especiais nas aulas da Cozinha Experimental. Toda semana, vivenciam uma preparação diferente que busca relacionar as atividades trabalhadas, em sala de aula, com a experimentação na cozinha. 

 

Alunos na aula de cozinha experimental

Aula de cozinha experimental na escola Casa de Brinquedos

Campanha Matrículas